Brooke Double R – carro esporte que parece um piloto
Esgueirando-se para o grupo de carros esportivos pequenos, mas incrivelmente rápidos, está o Brooke Double R. Foi lançado há algum tempo, mas foi atualizado e aprimorado por alguns engenheiros experientes, e este carro adorável e minúsculo está agora em produção. Você obtém uma tremenda aceleração e curvas pelo seu dinheiro.
O desempenho é sensacional e depende de quanta potência você deseja. O mais potente Brooke Double R – 300 bhp – tem um tempo de 0-60 mph de 3,2 segundos, enquanto 260 bhp o levará a 60 mph em menos de 4 segundos, e toda a emoção que acompanha esse desempenho. Para combiná-lo, você precisará de um Noble M400 ou Porsche 911 Turbo.
Claramente, o Brooke Double R é um verdadeiro foguete. O fato de que a velocidade máxima é de apenas cerca de 155 mph – a mesma velocidade que muitos supercarros são limitados eletronicamente – não é o que importa. São a aceleração, a travagem e as curvas que dão a verdadeira emoção de conduzir a alta velocidade, e aqui vai encontrá-la.
A maioria desses veículos abertos tem motores dianteiros, mas o Brooke Double R tem um motor Cosworth Ford de 2,3 litros montado no meio, que desenvolve 190, 260 ou 300 bhp de acordo com sua escolha. É como uma mini versão de um carro de corrida com motor central, apenas um pouco mais largo para acomodar duas pessoas.
Distribuição de peso ideal
Para chegar perto da distribuição de peso ideal, o motor é montado na frente e atrás em vez de transversalmente. Com o motor montado na estrutura em unidade com sua transmissão, você ganha um pouco de peso na parte de trás. Por outro lado, com o motor na frente da caixa de câmbio, você obtém uma melhor distribuição de peso e uma carroceria mais esguia – que é o que os caras que projetaram o Brook Double R queriam.
Transaxle de cinco velocidades
Para fazer isso funcionar, eles tiveram que encontrar um bom transaxle a um preço realista. Brooke optou por uma unidade Renault de cinco marchas, já que uma de seis marchas teria custado muito mais. Você pode pensar que uma caixa de seis marchas era obrigatória hoje em dia, mas esse não é o caso para o uso na estrada. Com cinco relações bem escolhidas, você pode obter o mesmo desempenho que com seis marchas, que geralmente têm marchas muito altas nas duas ou mesmo três relações superiores.
O carro tem uma carroceria elegante e simples, com um pequeno para-brisa envolvente e para-lamas do tipo bicicleta – parece um carro de corrida dos anos sessenta. Os faróis estão ocultos e você os levanta manualmente. Tudo lindo e simples.
Cockpit como um piloto também
O cockpit também é a própria simplicidade – absolutamente nada de especial no site! Você se senta atrás de um pequeno volante Momo, com uma seção de aro inferior achatada e um grande conta-rotações colocado em uma bitácula de instrumentos de um lado. A alavanca de câmbio fica do lado oposto ao normal – como naqueles carros de corrida antigos – que fica à direita nos carros com volante à direita e vice-versa.
Há uma caixa de pedais elegante com pedais montados no chão – como nos melhores carros – e um assento moldado simples.
Você pode ter um para-brisa muito baixo ou um pouco mais alto. Ambos ainda estão baixos, sem espaço para limpadores – eles são realmente defletores de vento para os quais você olha. Escolha o mais baixo e você vai querer um capacete em velocidades acima de 75 mph, apesar dos apoios de cabeça duplos.
Cosworth-Ford até 300 cv
Ao escolher um motor Cosworth-Ford, Brooke optou pela qualidade e facilidade de obtenção das peças necessárias para manutenção. A Cosworth oferece uma gama de motores Ford afinados, modificados para dar a durabilidade necessária à potência e, como são unidades de quatro cilindros em linha, são compactas.
O modelo básico vem com 190 bhp, então você pode ir para 260 bhp a 7.500 rpm com torque de 200 lb ft (271 lb ft) a 6.100 rpm, ou pode ir para potência total com a unidade de 300 bhp.
Suspensão e direção são de linhas clássicas, com fúrcula dupla dianteira e traseira, de perfil aerofólio porque precisam deslizar no ar, com prumos de suspensão em liga de alumínio. Molas helicoidais e amortecedores ajustáveis são montados na frente e atrás.
Compre um Brooke Double R com 190 bhp e você gastará cerca de US $ 50.000 (£ 27.995), mas se quiser uma versão de 300 bhp maníaca e com probabilidade de perder sua licença, precisará desembolsar cerca de US $ 70.000 (£ 36.995). Ajudará se você morar onde há muito sol e pouca chuva!
Por John Hartley
Comentários
Postar um comentário